Grupo de estágio 5
ALUNAS RESPONSÁVEIS:
Bárbara França
Daniela
Izabel
TaIsa
PERÍODO DE
REALIZAÇÃO: sextas-feiras no período da
manhã nos meses de setembro a novembro de 2013
Faixa etária – dos 4 aos 5 anos e 11 meses aproximadamente.
Grupamento: Pingo de Ouro
TEMA: Objetos, função social e os cinco sentidos.
Proposta:
Trabalhar
com situações de aprendizagem que dê oportunidade para as crianças terem
contato com os objetos e explorarem as suas
propriedades(cor, forma, textura, natureza, tamanho, espessura etc e funções)
Objetivos:
-
Desenvolver as percepções sensitivas.
-
Conseguir classificar e descrever os objetos quanto às suas características e utilizações.
-
Aperfeiçoar a expressão oral
-
Ampliar a imaginação, criatividade e criticidade
- Elaborar
hipóteses
Desenvolvimento da Proposta:
PRIMEIRO DIA
Através de um diálogo apresentamos a atividade do
‘Circuito de Caixas’, onde procuramos despertar nas crianças o reconhecimento quanto às características e funções
dos objetos presentes dentro das caixas. Logo após todos passarem pelas caixas,
iniciaremos as discussões com o intuito de dialogarmos sobre os objetos
presentes em cada caixa, instigaremos para que verbalizem as sensações e
emoções experimentadas e ainda questionaremos o grupo a fim de que possam
elaborar hipóteses sobre a função, característica e propriedade do objeto, como
por exemplo: Como era o objeto? Para que ele serve? Com o que se parece?
Ao final do
período, concluiremos a dinâmica retirando os objetos das caixas para que as
crianças vejam se o que elas pensaram e discutiram se confirmou. Faremos um
fechamento perguntando sobre o que ficou para eles da atividade, frisando a
utilização dos sentidos e a importância deles para nossa vida.
SEGUNDO DIA
Retomamos a
atividade do ‘Circuito de caixas’ por meio de uma conversa. Para prosseguir,
dizemos que uma caixa do circuito ficou perdida no CCI, faltando, portanto,
analisar o objeto que estava dentro dela. Desafiamos as crianças para conosco investigarem
sobre o tal sumiço, caminhando pela escola com eles com destino ao parque, onde
encontramos a caixa perdida que não estava com a abertura para as mãos, tendo
eles que imaginarem desta vez, sem a ajuda dos sentidos. Com algumas dicas
dadas por nós, tiveram que descobrir o
objeto de que estava dentro dela, sendo este um balde. A partir daí, demos
início à contação da história “Tatus tranquilos” que apresenta uma sociedade de
tatus que encontram um balde e cada personagem começa a usá-lo para utilidades
e funções diferentes. Após a contação, nos dirigiremos ao pátio para a roda de
conversa, onde retomamos, com a ajuda das crianças, quais foram as funções do
objeto ‘balde’ na história e verificaremos se são capazes de sugerir outras
utilidades para o mesmo.
TERCEIRO DIA
Iniciamos o dia
fazendo com que as crianças tentassem relembrar a historia contada sobre “Tatus tranquilos”. Dando sequência aos
conteúdos, objetos, função social e os cinco sentidos, fiemos uso da culinária
em uma receita de doce de Leite em Pó, aproveitando a história ao utilizar o
balde como panela. Agrupamos quatro mesas para fazer uma grande, onde todos se
sentaram sentados para que tivessem total visão e contato com os procedimentos
realizados já que eles próprios que deram forma aos docinhos. Antes de dar
início ao processo cuidamos de aspectos da higiene, como lavar bem as mãos,
usar luvas toucas descartáveis. Apresentamos os ingredientes reais misturados a
ingredientes absurdos (perna de barata, língua de sapo, dedo de bruxa) para
testá-las quanto as noções intelectuais e simbólicas. Com o doce pronto,
sentamos em roda para conversar. Fizemos perguntas para que eles percebessem
quais aspectos trabalhamos enquanto seguíamos a receita, Exemplos: O que
utilizamos para a receita? Os Ingredientes se misturaram sozinhos? (a resposta
correta é NÃO, pois através do tato todos misturaram os ingredientes), Porque
houve variação na cor dos docinhos? Ao final degustaremos o Doce de leite em
pó.
Explicamos que
este foi o nosso último dia de aula com
eles e que faríamos um caça ao tesouro com o intuito de reforçar as
aprendizagens desenvolvidas até aqui, inclusive as pistas giraram em torno dos
conteúdos trabalhados. Dentro da sala explicamos a atividade, dividimos a sala
em dois grupos e demos as coordenadas iniciais, ou seja, a primeira pista para
o início da exploração. Cada grupo teve como percurso cinco pistas até chegarem
ao tesouro. A última pista levava ao tesouro que estava dentro do forninho da
casinha do CCi, e a pista que usamos para assar bolo.
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