segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Grupo de estágio 5 - Objetos, função social e os cinco sentidos

Grupo de estágio 5

ALUNAS RESPONSÁVEIS:
Bárbara França
Daniela
Izabel
TaIsa

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: sextas-feiras no período da manhã nos meses de setembro a novembro de 2013 

Faixa etária – dos 4 aos 5 anos e 11 meses aproximadamente.
 Grupamento: Pingo de Ouro


TEMA: Objetos, função social e os cinco sentidos.

Proposta:
Trabalhar com situações de aprendizagem que dê oportunidade para as crianças terem contato com os objetos e explorarem as suas propriedades(cor, forma, textura, natureza, tamanho, espessura etc e funções)

Objetivos:
- Desenvolver as percepções sensitivas.
- Conseguir classificar e descrever os objetos quanto às suas  características e utilizações.
- Aperfeiçoar a expressão oral
- Ampliar a imaginação, criatividade e criticidade
- Elaborar hipóteses

Desenvolvimento da Proposta:

PRIMEIRO DIA
Através de um diálogo apresentamos a atividade do ‘Circuito de Caixas’, onde procuramos despertar nas crianças o reconhecimento quanto às características e funções dos objetos presentes dentro das caixas. Logo após todos passarem pelas caixas, iniciaremos as discussões com o intuito de dialogarmos sobre os objetos presentes em cada caixa, instigaremos para que verbalizem as sensações e emoções experimentadas e ainda questionaremos o grupo a fim de que possam elaborar hipóteses sobre a função, característica e propriedade do objeto, como por exemplo: Como era o objeto? Para que ele serve? Com o que se parece?
Ao final do período, concluiremos a dinâmica retirando os objetos das caixas para que as crianças vejam se o que elas pensaram e discutiram se confirmou. Faremos um fechamento perguntando sobre o que ficou para eles da atividade, frisando a utilização dos sentidos e a importância deles para nossa vida.







SEGUNDO DIA
Retomamos a atividade do ‘Circuito de caixas’ por meio de uma conversa. Para prosseguir, dizemos que uma caixa do circuito ficou perdida no CCI, faltando, portanto, analisar o objeto que estava dentro dela. Desafiamos as crianças para conosco investigarem sobre o tal sumiço, caminhando pela escola com eles com destino ao parque, onde encontramos a caixa perdida que não estava com a abertura para as mãos, tendo eles que imaginarem desta vez, sem a ajuda dos sentidos. Com algumas dicas dadas por nós,  tiveram que descobrir o objeto de que estava dentro dela, sendo este um balde. A partir daí, demos início à contação da história “Tatus tranquilos” que apresenta uma sociedade de tatus que encontram um balde e cada personagem começa a usá-lo para utilidades e funções diferentes. Após a contação, nos dirigiremos ao pátio para a roda de conversa, onde retomamos, com a ajuda das crianças, quais foram as funções do objeto ‘balde’ na história e verificaremos se são capazes de sugerir outras utilidades para o mesmo.






TERCEIRO DIA
Iniciamos o dia fazendo com que as crianças tentassem relembrar a historia contada sobre  “Tatus tranquilos”. Dando sequência aos conteúdos, objetos, função social e os cinco sentidos, fiemos uso da culinária em uma receita de doce de Leite em Pó, aproveitando a história ao utilizar o balde como panela. Agrupamos quatro mesas para fazer uma grande, onde todos se sentaram sentados para que tivessem total visão e contato com os procedimentos realizados já que eles próprios que deram forma aos docinhos. Antes de dar início ao processo cuidamos de aspectos da higiene, como lavar bem as mãos, usar luvas toucas descartáveis. Apresentamos os ingredientes reais misturados a ingredientes absurdos (perna de barata, língua de sapo, dedo de bruxa) para testá-las quanto as noções intelectuais e simbólicas. Com o doce pronto, sentamos em roda para conversar. Fizemos perguntas para que eles percebessem quais aspectos trabalhamos enquanto seguíamos a receita, Exemplos: O que utilizamos para a receita? Os Ingredientes se misturaram sozinhos? (a resposta correta é NÃO, pois através do tato todos misturaram os ingredientes), Porque houve variação na cor dos docinhos? Ao final degustaremos o Doce de leite em pó.








Explicamos que este foi  o nosso último dia de aula com eles e que faríamos um caça ao tesouro com o intuito de reforçar as aprendizagens desenvolvidas até aqui, inclusive as pistas giraram em torno dos conteúdos trabalhados. Dentro da sala explicamos a atividade, dividimos a sala em dois grupos e demos as coordenadas iniciais, ou seja, a primeira pista para o início da exploração. Cada grupo teve como percurso cinco pistas até chegarem ao tesouro. A última pista levava ao tesouro que estava dentro do forninho da casinha do CCi, e a pista que usamos para assar bolo.














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