segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Grupo de estágio 1 - Cantos Temáticos


GRUPO DE ESTÁGIO 1 
ALUNOS RESPONSÁVEIS:
Ana Laura
Amanda
Indira
Michelle
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: sextas-feiras no período da manhã nos meses de setembro a novembro de 2013 
Faixa etária – dos 4 aos 5 anos E 11 meses aproximadamente  
 Grupamento: Pingo de Ouro 


Tema: Cantos Temáticos*

Proposta:

trabalhar a organização dos cantos com o objetivo de que as crianças se organizem, interajam entre si de modo que aprendam a compreender a si mesmo e ao outro.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br
 

Objetivos: 
- Que as crianças tenham melhor interação entre si.
- Desenvolver a capacidade de organização.
- Propiciar um ambiente rico com diversidade de materiais.
- Desenvolver nas crianças a capacidade de estabelecer regras e combinados.
- Fortalecer o processo colaborativo entre o grupo.



Desenvolvendo as propostas:

Em nosso primeiro encontro, conversamos com as crianças e explicamos sobre nossa proposta. Confeccionamos um painel, onde o objetivo é que as crianças se organizassem entre si para participarem dos cantos. As crianças ajudaram a construir o painel escrevendo seus nomes e pintando os desenhos.






No segundo encontro levamos como proposta dois cantos, o canto dos jogos e da artes plásticas. Primeiramente as crianças, em roda, organizaram-se para decidir quem iria para cada canto.
No canto dos jogos as crianças brincaram com um bingo de animais, e também o jogo dos dados que foi construído com uma caixa de ovos, em que se trabalhou, cores números e quantidades.
No canto das artes, as crianças brincaram com massinha e também desenharam com vela.




No terceiro encontro levamos como proposta somente o canto do supermercado. Por ser um canto movimentado, entendemos que seria condizente com nossos objetivos de proporcionar maior interação, que todas as crianças pudessem participar no mesmo momento. Este canto contou com a colaboração das famílias na disponibilização de embalagens.
No dia propriamente dito, introduzimos a atividade em uma roda de conversa. Primeiramente conversamos sobre os conceitos de Hipermercado, Supermercado e Mercado. Logo após, indagamos as crianças sobre os objetos que contém nos mercados. Feito isso, apresentamos os folhetos com exemplos de preços com o objetivo de que eles próprios pudessem dar preços a alguns objetos. Ainda na roda, separamos algumas embalagens para que eles, usando a classificação, as separassem nas “gôndolas”, ou seja, alimentos, produtos de limpeza, etc. Distribuímos também igualmente o dinheiro para eles.
O próximo passo foi decidir os papéis, no caso, quem seria o caixa e quem seriam os compradores e o nome do mercado que ficou decidido como “Mercado Pingo de Ouro”. Para a nossa surpresa, decidiram rapidamente e sem conflitos.
Então, cada um pegou uma cesta e foram às compras. Fizeram até fila para passar no caixa.
De tempo em tempo trocavam o responsável pelo caixa de forma que todos passaram por esse papel.







                                                                               

Um comentário:

  1. Ótimo trabalho!!! Também desenvolvemos trabalho com cantos de aprendizagem.

    ResponderExcluir