GRUPO DE ESTÁGIO 1
ALUNOS RESPONSÁVEIS:
Ana Laura
Ana Laura
Amanda
Indira
Michelle
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: sextas-feiras no período da manhã nos meses de setembro a novembro de 2013
Faixa etária – dos 4 aos 5 anos E 11 meses aproximadamente
Grupamento: Pingo de Ouro
Tema: Cantos Temáticos*
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: sextas-feiras no período da manhã nos meses de setembro a novembro de 2013
Faixa etária – dos 4 aos 5 anos E 11 meses aproximadamente
Grupamento: Pingo de Ouro
Tema: Cantos Temáticos*
Proposta:
trabalhar a organização dos cantos com o objetivo
de que as crianças se organizem, interajam entre si de modo que aprendam a
compreender a si mesmo e ao outro.
![]() |
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br |
Objetivos:
- Que as crianças tenham melhor interação entre si.
- Desenvolver a capacidade de organização.
- Propiciar um ambiente rico com diversidade de materiais.
- Desenvolver nas crianças a capacidade de estabelecer regras e combinados.
- Fortalecer o processo colaborativo entre o grupo.
Desenvolvendo
as propostas:
Em nosso primeiro
encontro, conversamos com as crianças e explicamos sobre nossa proposta.
Confeccionamos um painel, onde o objetivo é que as crianças se organizassem
entre si para participarem dos cantos. As crianças ajudaram a
construir o painel escrevendo seus nomes e pintando os desenhos.
No segundo encontro
levamos como proposta dois cantos, o canto dos jogos e da artes plásticas. Primeiramente
as crianças, em roda, organizaram-se para decidir quem iria para cada canto.
No canto dos jogos as
crianças brincaram com um bingo de animais, e também o jogo dos dados que foi
construído com uma caixa de ovos, em que se trabalhou, cores números e
quantidades.
No canto das artes, as
crianças brincaram com massinha e também desenharam com vela.
No terceiro encontro levamos
como proposta somente o canto do supermercado. Por ser um canto movimentado,
entendemos que seria condizente com nossos objetivos de proporcionar maior
interação, que todas as crianças pudessem participar no mesmo momento. Este
canto contou com a colaboração das famílias na disponibilização de embalagens.
No dia propriamente
dito, introduzimos a atividade em uma roda de conversa. Primeiramente
conversamos sobre os conceitos de Hipermercado, Supermercado e Mercado. Logo
após, indagamos as crianças sobre os objetos que contém nos mercados. Feito
isso, apresentamos os folhetos com exemplos de preços com o objetivo de que
eles próprios pudessem dar preços a alguns objetos. Ainda na roda, separamos
algumas embalagens para que eles, usando a classificação, as separassem nas
“gôndolas”, ou seja, alimentos, produtos de limpeza, etc. Distribuímos também
igualmente o dinheiro para eles.
O próximo passo foi
decidir os papéis, no caso, quem seria o caixa e quem seriam os compradores e o
nome do mercado que ficou decidido como “Mercado
Pingo de Ouro”. Para a nossa surpresa, decidiram rapidamente e sem
conflitos.
Então, cada um pegou
uma cesta e foram às compras. Fizeram até fila para passar no caixa.
De tempo em tempo
trocavam o responsável pelo caixa de forma que todos passaram por esse papel.
Ótimo trabalho!!! Também desenvolvemos trabalho com cantos de aprendizagem.
ResponderExcluir