quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Grupo de estágio 4 - ÍNDIO E BRINCADEIRAS INDÍGENAS

GRUPO DE ESTÁGIO 4
ALUNOS RESPONSÁVEIS:
Aline Gonçalves Rodrigues
Ana Rafaela Costa
Rafaela R. Hosokawa
Vanessa H. Sakotani

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 24/09 à 15/10
Faixa etária – dos 4 aos 5 anos E 11 meses aproximadamente
Grupamento: Pingo de Ouro

Tema: ÍNDIO E BRINCADEIRAS INDÍGENAS*

Com base nas observações realizadas no grupo de crianças o grupo de estágio identificou que as crianças têm necessidade de movimentar-se constantemente, lhes agradam os momentos de brincar ao ar livre (no pátio), a sala torna-se um espaço reduzido para a grande necessidade de movimento das crianças.

Proposta:
Trabalhar o tema índio (vida, costume, vestimenta, alimentação, etc.), as brincadeiras indígenas que envolvam movimento e oportunizar momentos de confecção do brinquedo e brincar. Ao final das atividades propostas, vamos disponibilizar o material confeccionado pelas crianças em um novo canto temático para a sala, o canto do índio.

Objetivos:
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br
- Conhecer o índio, seus costumes, vestimenta, alimentação, e atividades do dia-dia;
- Aumentar o repertório lúdico das crianças ao conhecer as brincadeiras indígenas;
- Confeccionar o material para a brincadeira;
- Participar e brincar com brincadeiras indígenas;
- Expressar-se oralmente;





Desenvolvendo as propostas:


01/10 - Introdução ao tema índio 

No primeiro momento, foram levantados os conhecimentos prévios das crianças sobre o índio através de perguntas. O vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=Jt8-X5TGXo0 foi mostrado às crianças e confrontado com os conhecimentos prévios dos alunos. Ao final, foi feito um registro sobre o que foi discutido naquele dia. Um aviso aos pais pedindo para que conversem com as crianças sobre como brincavam e do que era feita a peteca para roda de conversa da aula seguinte.

Momento de registro do vídeo e roda de conversa sobre o índio

15/10 - Peteca

Iniciou-se a roda de conversa com o tema peteca, e algumas crianças relataram o que os pais ou responsáveis haviam falado da peteca, como brincavam, do que era feita, se era ou não comprada. Após a roda de conversa, foi proposto a confecção de uma peteca com jornal, TNT branco, barbante e tinta guache para colorir. As crianças confeccionaram as petecas, e estas foram penduradas no alambrado da instituição para secar ao sol. Por isso, não foi possível brincar com a peteca naquele momento.


Amassando o jornal para a confecção das petecas

Pintura da Peteca com guache


Nenhum comentário:

Postar um comentário