terça-feira, 22 de outubro de 2013

Grupo de estágio 6 - Jogos e Regras

GRUPO DE ESTÁGIO 6
ALUNOS RESPONSÁVEIS:
Dayane
Marina
Thays
Valdecir

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: setembro a novembro de 2013
Faixa etária – dos 4 aos 5 anos E 11 meses aproximadamente  
 Grupamento: Pingo de Ouro

Tema: Jogos e Regras

Proposta:
Através de jogos e brincadeiras, desenvolver e internalizar nas crianças o conceito de regras.

Objetivos:



-formular regras para o jogo, entre si e com os adultos.
-aprender a se organizar em grupo e desenvolver estratégias para obter êxito no jogo.
-desenvolver sua capacidade motora fina
-desenvolver habilidades físicas e sociais
Desenvolvendo as propostas:

26/09 brincadeira do “Morto-Vivo” e 16/10 brincadeira do “Pega Algodão”


Registrando o momento da brincadeira

Jogo Morto e Vivo

mais registros
17/10/13
Observação:
Hoje iniciamos a regência com uma roda de conversa, relembrando junto com as crianças o que havíamos feito nos encontros anteriores. Depois os questionamos sobre o que sabiam de formas geométricas, as crianças maiores conheciam o quadrado, triângulo círculo e losango, os menores ficaram em duvidas sobre a forma e o nome de cada um. Pedimos para que procurassem dentro da sala de aula, essas formas, e todos encontraram alguma, e depois as desenhamos na lousa. Em seguida fomos para o pátio da instituição onde há desenhado tais formas geométricas, foi solicitado que os alunos andassem em cima desses desenhos, de forma a perceber o traçado de cada uma.Voltamos para a sala, onde foi distribuído papel cartão de diferentes cores. Em cada uma, as crianças fizeram um desenho diferente, círculo, triângulo, quadrado e retângulo. Guardamos esses desenhos e a regência se finalizou.

Análise:
Ficou claro que as crianças maiores, de 5 e 6 anos já conheciam tais formas geométricas, porém foi novidade para as menores, as nomenclaturas. Quando elas andaram sobre o traçado das formas se maravilharam e acreditamos, entenderam suas reais formas. Foi uma aula muito proveitosa.









24/10/13
Observação:
No inicio da nossa quarta regência, reunimos as crianças, em uma roda de conversa e começamos indagá-las sobre as atividades anteriores, fazendo-as relembrar das regras e sequências, elas participaram livremente demonstrando boas recordações. Em seguida pedimos a elas que sugerissem algumas músicas para que cantássemos juntos e logo após as convidamos para se posicionarem à roda da mesa cada um em sua cadeira, para a execução das atividades propostas do dia que foram: cortar com uma tesoura sem ponta as formas geométricas (círculo, triângulo, quadrado e retângulo), que às mesmas tinham desenhado em um pedaço de papel cartão na aula anterior; depois que elas cortaram todas as formas geométricas, entregamos a cada uma delas um pedaço de papel cartão retangular, para que todas pudessem colar as formas geométricas no cartão, formando assim, um dominó; Pedimos que todas espalhassem o dominó em cima da mesa e, esperassem secar a cola por alguns instantes; Logo em seguida explicamos de modo prático, as regras do jogo, porém algumas crianças mostraram que já tinham um pouco de conhecimento prévio; Começamos o jogo pedindo que todas ajudassem a virar as cédulas de cartão dominó com o desenho das formas geométricas para baixo e, misturamos o dominó junto com as crianças;A seguir elas escolheram a quantidade de cédulas e começamos o jogo.


Análise:
No decorrer do jogo algumas ainda mostraram dificuldades para assimilar a regra, mas, da segunda partida em diante, não ouve mais dificuldades e, todas as crianças demonstraram que gostaram da atividade desenvolvida.





Nenhum comentário:

Postar um comentário