GRUPO DE ESTÁGIO 6
ALUNOS RESPONSÁVEIS:
Dayane
Marina
Thays
Valdecir
PERÍODO DE
REALIZAÇÃO: setembro a novembro de 2013
Faixa etária – dos 4 aos 5 anos E 11 meses aproximadamente
Grupamento: Pingo de Ouro
Tema: Jogos e Regras
Proposta:
Através de jogos e
brincadeiras, desenvolver e internalizar nas crianças o conceito de regras.
Objetivos:
Objetivos:
-formular regras para o jogo, entre si e com os adultos.
-aprender a se organizar em grupo e desenvolver estratégias para obter êxito no jogo.
-desenvolver sua capacidade motora fina
-desenvolver habilidades físicas e sociais
-aprender a se organizar em grupo e desenvolver estratégias para obter êxito no jogo.
-desenvolver sua capacidade motora fina
-desenvolver habilidades físicas e sociais
Desenvolvendo as propostas:
26/09 brincadeira do “Morto-Vivo” e 16/10 brincadeira do “Pega Algodão”
![]() |
Registrando o momento da brincadeira |
![]() |
Jogo Morto e Vivo |
![]() |
mais registros |
17/10/13
Observação:
Hoje
iniciamos a regência com uma roda de conversa, relembrando junto com as
crianças o que havíamos feito nos encontros anteriores. Depois os questionamos
sobre o que sabiam de formas geométricas, as crianças maiores conheciam o
quadrado, triângulo círculo e losango, os menores ficaram em duvidas sobre a
forma e o nome de cada um. Pedimos para que procurassem dentro da sala de aula,
essas formas, e todos encontraram alguma, e depois as desenhamos na lousa. Em seguida
fomos para o pátio da instituição onde há desenhado tais formas geométricas,
foi solicitado que os alunos andassem em cima desses desenhos, de forma a
perceber o traçado de cada uma.Voltamos
para a sala, onde foi distribuído papel cartão de diferentes cores. Em cada
uma, as crianças fizeram um desenho diferente, círculo, triângulo, quadrado e
retângulo. Guardamos esses desenhos e a regência se finalizou.
Análise:
Ficou
claro que as crianças maiores, de 5 e 6 anos já conheciam tais formas geométricas,
porém foi novidade para as menores, as nomenclaturas. Quando elas andaram sobre
o traçado das formas se maravilharam e acreditamos, entenderam suas reais
formas. Foi uma aula muito proveitosa.
24/10/13
Observação:
No inicio da nossa quarta regência, reunimos
as crianças, em uma roda de conversa e começamos indagá-las sobre as atividades
anteriores, fazendo-as relembrar das regras e sequências, elas participaram
livremente demonstrando boas recordações. Em seguida pedimos a elas que
sugerissem algumas músicas para que cantássemos juntos e logo após as
convidamos para se posicionarem à roda da mesa cada um em sua cadeira, para a
execução das atividades propostas do dia que foram: cortar com uma tesoura sem
ponta as formas geométricas (círculo, triângulo, quadrado e retângulo), que às
mesmas tinham desenhado em um pedaço de papel cartão na aula anterior; depois
que elas cortaram todas as formas geométricas, entregamos a cada uma delas um
pedaço de papel cartão retangular, para que todas pudessem colar as formas
geométricas no cartão, formando assim, um dominó; Pedimos que todas espalhassem
o dominó em cima da mesa e, esperassem secar a cola por alguns instantes; Logo
em seguida explicamos de modo prático, as regras do jogo, porém algumas
crianças mostraram que já tinham um pouco de conhecimento prévio; Começamos o
jogo pedindo que todas ajudassem a virar as cédulas de cartão dominó com o
desenho das formas geométricas para baixo e, misturamos o dominó junto com as
crianças;A seguir elas escolheram a quantidade de cédulas e começamos o jogo.
Análise:
No decorrer do jogo algumas ainda
mostraram dificuldades para assimilar a regra, mas, da segunda partida em
diante, não ouve mais dificuldades e, todas as crianças demonstraram que
gostaram da atividade desenvolvida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário